Bem vindos às Terras Selvagens de Eldraine!
A nova edição já está válida no MTG Arena e no Magic Online e claro que é hora de explorar mais uma vez o plano de Eldraine, dessa vez usando os filtros do Standard. Não quero saber de Oko, ou de Gêmeos, quero saber qual a boa.
Entre Fadas e Fichas, que inclusive falei no meu último artigo, eu comecei a abordar a nova edição pensando em um deck que foi muito bem nas últimas semanas, o Rakdos Midrange. Claro que essa estratégia teve muito destaque quando pensamos no ano todo, mas os banimentos de Fabula do Quebrador de Espelhos, Quebrabanco Justiceiro e Invocar o Desespero colocaram ela de lado e estamos só agora vendo uma volta tímida, fazendo bons resultados nos Challenges, torneios de grande premiação que acontece todo fim de semana no Magic Online.
O kit com cartas pretas desse deck é obviamente muito bom, e ele vai sofrer contra ramp, daí usar Arquidemonio de Dross para ter mais clock nesse tipo de jogo. O que puxou a estratégia de volta pra cima foi justamente onde vermelho é muito bom, que é a parte de remover criaturas. Fim da Fraternidade de maindeck é muito bom, ainda mais que boa parte dos decks não espera uma cólera turno 3 mais, então você pune com muita facilidade um aggro. E esse final de temporada Standard foi justamente povoada por WWs e outros aggros, ajudando que o Rakdos voltasse a se destacar.
- Mas beleza, Rakdos voltou a fazer resultado. E como Eldraine pode ajudar nisso?
Primeiro que Fim é uma das cartas que mais gostei da edição. Eu odeio cartas como Jogos de Matanca, que não fazem nada na mesa e precisam de matchs bem específicos para terem impacto, mas adoro Teste de Talentos, por ser uma carta que eu já usaria, mas que tem o bônus de limpar uma ameaça. Fim é parecido e está incluso em todas as listas que estou usando Preto no Standard. Poder tirar todas as Atraxa, Grande Unificadora de um ramp, ou tirar todas as A Imperatriz Errante de um Esper Control, ou a Sheoldred, o Apocalipse do UB, é maravilhoso e fazer isso em um turno que eu já jogaria remoção de qualquer maneira é incrível. Use Fim.
Virtude da Persistencia // Escarnio de Locthwain é outra carta que tenho gostado bastante. Ela tem uma remoção de early game que te dá mais tempo versus aggros como RDW, mas também tem um efeito fortíssimo de late game, que toda vez que desviro com ela, é vitória. Eu gostei mais desse card em um Orzhov midrange, que tem uma proposta mais lenta, mas mesmo aqui ele tem me agradado.
No drop 4, eu abri mão de usar o demônio para usar Dragao Decadente // Gosto Refinado e Sarjetano Barrete Vermelho. Ambas as cartas são opções de card advantage ao invés de opções agressivas, mas nos primeiros testes eu melhorei muito as partidas com outros midranges usando elas. O Dragao Decadente // Gosto Refinado tem na sua Aventura uma maneira de gerar recurso que cai em uma restrição de precisar da mana específica da mágica que exilamos, no entanto, durante toda semana o número de decks baseado em Preto que enfrentei deixou esse efeito muito melhor, já que boa parte das vezes tenho a cor de mana necessária para afogar meu oponente em recursos. Com isso, ter o dragão na mesa acaba sendo apenas um bônus, em uma linha que faz 3 pra 1. Sarjetano Barrete Vermelho foi uma das grandes surpresas durante o Acesso Antecipado, com suas fichas sendo bem úteis em jogos longos. Boa parte das vezes a criatura 3/3 era respondida, mas eu já tinha recurso para ficar pressionando, preparando o jogo para a segunda cópia de Sarjetano, que aí sim conseguia desvirar e começava a “comprar “cartas”.
Inclusive, Sarjetano Barrete Vermelho é uma das cartas que torna mais fácil usar Rogar ao Espelho. Eu não estou usando essa carta porque o mundo ideal para esse tutor é usar com a habilidade de Negociar, porque penso ser pior fazer um feitiço de 4 manas e só no turno seguinte aproveitar o efeito, inclusive, é muito lento fazer algo assim sem afetar a mesa, ou Tutor Diabolico seria staple. Mas com Negociar a carta fica mais interessante, no entanto, precisamos de peças que tornem esse efeito mais fácil, coisa que o Rakdos tem acesso, mas não necessariamente nessa lista de Rakdos, não temos tantas cartas assim para sacrificar e daí o não uso dessa carta. Uma lista com mais Sarteanos e outras fontes de fichas/artefatos pode ser o caminho para usar o tutor melhor. Sendo possível uma lista usando vários 1 offs, em uma abordagem toolbox.
Por fim, eu não uso Ashiok, a Manipulacao Vil nessa lista por achar a carta redundante, sendo apenas uma opção a mais de card advantage. Sem realmente alguma sinergia que me agrade de verdade e justifique colocá-lo no deck.
Mantemos a vantagem de vencer aggros com facilidade, especialmente WW e soldiers, mas quis adicionar mais mid/late game, conseguindo trocar com outros midranges, especialmente Orzhov, que é um deck que tem um jogo longo forte e ainda conta com opções com Anuncio de Casamento, historicamente uma carta problemática para o Rakdos.
● vs White Midrange
A principal característica dos decks assim é que eles usam mais fichas e menos criaturas que sofrem para remoções pontuais, então é mais Anuncio de Casamento e menos Sheoldred, o Apocalipse. O jogo longo vai acontecer aqui, fazendo com que Chandra, Farol da Esperanca e Invadir o Multiverso sejam reais.
Side in: 2 Chandra, Farol da Esperanca, 2 Invadir o Multiverso, 3 Coagir
Side out: 3 Elidir, 1 Ungir com Aflicao, 3 Invasora do Cemiterio
● vs RDW
Uma das partidas mais tranquilas do deck, já que somos uma pilha de remoções. Inclusive, ter mais fontes de card advantage ajuda muito no pós side, que eles vem com remoções melhores.
Side in: 2 Sheoldred, o Apocalipse, 1 Comando de Gix, 1 Virtude da Persistencia
Side out: 2 Arena Phyrexiana, 2 Sarjetano Barrete Vermelho
● vs WW
Mesma lógica do RDW, mas com remoções ainda melhores.
Side in: 2 Sheoldred, o Apocalipse, 1 Comando de Gix, 1 Virtude da Persistencia, 3 Salva Litomantica
Side out: 2 Arena Phyrexiana, 3 Dragao Decadente, 1 Edito de Sheoldred,1 Coagir
● vs Esper Control
Aqui ter tirado o Arquidemonio de Dross foi uma vantagem, porque ganhamos maneiras melhores de trocar recursos com eles. É uma match que melhorou muito com WOE, inclusive ganhando alguns jogos com Fim exilando A Imperatriz Errante e deixando o jogo deles bem mais lento e reativo.
Side in: 3 Coagir, 1 Liliana do Veu, 2 Chandra, Farol da Esperanca, 1 Invadir o Multiverso
Side out: 3 Elidir, 1 Virtude da Persistencia, 2 Fim da Fraternidade, 1 Ungir com Aflicao
● vs 5C Atraxa
Se na anterior, ter tirado Arquidemonio de Dross foi bom, aqui piorou um pouco. Perdemos clock sem a opção dele e tentamos compensar trocando melhor, especialmente com o Fim exilando Atraxa, Grande Unificadora.
Side in: 3 Coagir, 1 Liliana do Veu, 1 Chandra, Farol da Esperanca, 2 Invadir o Multiverso
Side out: 3 Elidir, 1 Virtude da Persistencia, 2 Fim da Fraternidade, 1 Ungir com Aflicao
● vs Black Midranges
Quanto mais card advantage, melhor esse tipo de partida fica, e nessa versão nova colocamos muito card advantage, então tenho gostado de enfrentar pseudo mirror com Dimir, Rakdos e Golgari. Dimir ainda pode ser mais complicado porque eles são mais tempo, com Adormecido Evoluido e Mente Mestra Feerica, mas o late game ainda será nosso.
Comentários
Postar um comentário