MTG: Rakdos Midrange no Standard!


 Quando Zendikar saiu, o Early Access foi um evento muito interessante, mas logo o formato foi dominado pelos decks de Omnath, Locus da Criacao, o que me deixou meio desmotivado com ele novamente. Porém, nessa última semana, parece que os jogadores aprenderam a interagir com essa estratégia “ramp” e apareceram diversas estratégias novas, como o Rakdos Midrange, que vem sendo extremamente dominante, tendo vencido o RedBull Untapped da França, o Standard Challenge no Magic Online, inclusive nas mãos do Batutinha, além de conseguir cravar o ranking #1 no mítico, com o polonês pro player “Urlich”. 

E bom, sendo esse deck a sensação do momento, ele será o assunto desse meu artigo para a LigaMagic, um guia do baralho, para você que quer entender melhor como ele funciona ou caso você curta a estratégia, saber melhor como agir com ele em mãos.

 

Com base em todas as listas que eu vi do baralho até agora e minha experiência com ele no MTG Arena, acabei chegando na seguinte lista, que eu usaria para mencionar as cartas do deck.

Falando sobre o deck, trata-se de um Rakdos Midrange, ou seja, um baralho vermelho e preto, focado em gerar valor de trocas, criando recurso basicamente em todas as suas cartas. Essa estratégia nesse baralho está ligada ao cemitério, extraindo o máximo de valor dele.

 

CARTAS DE CEMITÉRIO

 

Kroxa, Titan of Death's Hunger – o primo que não ficou tão famoso, mas que tem muito potencial. Quando falamos em titãs, o Uro, Tita da Ira da Natureza logo vem à cabeça de todos, mas esse bicho também tem seu valor. Nesse deck, ele vai ter o papel inicial de atacar a mão do seu oponente, fazendo uma troca simples, mas é ele o principal motor de abusar das cartas em excesso que estiverem no seu cemitério.

 

Com sua habilidade de escapatória e um belo corpo 6/6, é o tipo de carta que aparecerá no começo da partida, mas que incomodará de verdade no final dela, sendo um problema constante para o seu oponente e finalizando a partida bem rápido.

 

Quando for exilar cartas do seu cemitério para pagar escapatória nesse deck, siga a seguinte ordem:

 

Terrenos (não tem sinergia com nenhuma carta do seu baralho)

Encantamentos (somente são impactantes para um possível exílio com o Tymaret Calls the Dead)

Mágicas/Feitiços (são úteis para transformar seu Magmatic Channeler em uma criatura 4/4)

Criaturas (podem retornar com o Agadeem's Awakening e deixar a remoção da Liliana, Waker of the Dead mais impactante)

 

Mire Triton - não só de estrelas é feito um baralho e aqui temos uma carta sinérgica, mas bem menos impactante na mesa. É um sólido drop2, que vai encher seu cemitério para o Kroxa, ou até mesmo pode encontrá-lo, para já começar a gerar recurso.

 

Sua habilidade de toque mortífero, aliado aos 2 pontos de vida, é o tipo de carta que vai servir para te dar um respiro, principalmente no início da partida.

 

Tymaret Calls the Dead - é a sua carta mais intensa para adicionar recursos no seu cemitério, sendo que sozinha, é capaz de tombar e já voltar a Kroxa, Titan of Death's Hunger. Além disso, cria fichas 2/2, que junto com o Mire Triton, terão o objetivo de impedir a perda de pontos de vida nos primeiros turnos.

 

Aqui nunca demais reforçar, lembre-se de dar preferência para exilar encantamentos do que criaturas, uma vez que toda vez que você exila criaturas do seu cemitério, a Liliana, Waker of the Dead e o Agadeem's Awakening ficam enfraquecidos.

 

Liliana, Waker of the Dead – a única planinauta do baralho, mas é extremamente sinérgica. Em parceria com o Kroxa, Titan of Death's Hunger e o Rankle, Mestre das Pecas, vai atacar de forma intensa a mão do seu adversário, além de aproveitar do seu cemitério cheio para resolver criaturas problemáticas na mesa.

 

Lembre-se sempre que possível, fazer suas cartas da mão antes de ativar sua habilidade, deixando a recursão ainda mais relevante. Porém, caso você tenha mais de uma carta na mão e essa carta extra seja irrelevante, como um terreno, pode ser mais funcional usar a habilidade e tentar retirar da mão do seu oponente uma remoção ou um anula, antes de tentar baixar sua ameaça.

 

Agadeem's Awakening - é uma carta tranquilamente substituída por um Pântano. Não são fáceis os momentos em que você vai retornar as criaturas, mas sempre existirá a chance de comprar essa carta no final da partida e ficar muito mais feliz do que de ter comprado uma mana.

 

REMOÇÕES

 

Como todo deck preto e vermelho, remoções não podem faltar, mas são slots sempre flexíveis, para atacar o formato que você espera. Hoje, existem diversas criaturas de custo baixo e pouca resistência, encontrados nos decks como Dimir Rogues, Adventure, MonoRed e Green Stompy, mas também criaturas e planinautas de impacto imediato, como 4c Landfall e Dimir Control. Tenham sempre em mente o que está acontecendo no formato, na hora de escolher que remoção você pretende usar.

 

Heartless Act – uma remoção coringa, que serve para lidar com ameaças pequenas, mas também com criaturas de maior impacto, como o próprio Omnath, Locus da Criacao. Suas 2 cópias garantem uma ajuda na versatilidade, mas o fato de não interagir com criaturas com marcadores e planinautas, fazem o número da carta não ser tão alto no momento.

 

Murderous Rider // Swift End – eu diria que essa carta é um complemento para o Heartless Act. Basicamente as ameaças em que um não é tão eficiente o outro acaba sendo. As vezes aquela Ashiok, Nightmare Muse ou um Ugin, o Dragao Espirito não respondidos, podem custar o game em poucos turnos.

 

Bonecrusher Giant // Stomp – outra carta que está aqui pela versatilidade. Pode servir como uma remoção inicial para cartas problemáticas nos turnos iniciais, mas também se transforma em um sólido 4/3, capaz de interagir com boa parte das criaturas do formato.

 

Certamente se o formato se moldar para criaturas com resistência 3, é uma carta que perderia bastante o valor, mas não é o caso ainda.

 

Bloodchief's Thirst – eu gosto muito dessa carta pelo custo que ela exige. Muitas vezes você toma aquele drop1 de um deck agressivo ou até mesmo um Edgewall Innkeeper e se vê precisando tirar a ameaça da mesa o quanto antes. Ter a opção de resolver criaturas por apenas uma mana é algo bem relevante, além é claro de poder lidar com ameaças maiores a partir do turno 4, principalmente planinautas.

 

Shredded Sails – aqui provavelmente a grande tecnologia do baralho, quando falamos de remoção. Uma carta sempre menosprezada, mas que hoje ganha força por possuir alvos relevantes nos seus dois modos, além é claro de poder ser reciclada.

 

Artefatos: EmbercleaveGlass CasketVantress GargoyleThe Great HengeLucky Clover e Mazemind Tome e Stonecoil Serpent são bons exemplos.

 

Voadores: Archon of EmeriaArchon of Sun's GraceMerfolk WindrobberFae of Wishes // GrantedBrazen Borrower // Petty TheftShark Typhoon (ficha), Nighthawk ScavengerRankle, Mestre das PecasTerror of the PeaksSoaring Thought-Thief, etc.

 

Inclusive, a quantidade de criaturas com voar é tão grande no formato, que os decks verdes estão abusando da Chainweb Aracnir. Já os que não conseguem interagir com artefatos, como o Dimir Rogue, estão usando Thieving Skydiver.

 

Existe listas usando mais de 1 cópia dessa carta no MD, mas eu prefiro ter cópias adicionais no side.

 

Spikefield Hazard / Hagra Mauling / Shatterskull Smashing – aqui temos a pitada da mecânica nova de Zendikar no baralho, as mágicas terrenos. Claro que se comparadas as remoções anteriores, não são remoções tão maravilhosas, mas o fato de ajudar a não perder o drop de terreno, caso necessário, tornam elas boas adições ao baralho.

 

Como vocês puderam notar, nas remoções dificilmente estamos com 4 cópias de uma carta, justamente pela busca de versatilidade para tentar interagir com o máximo de situações possíveis. Mas é o que eu disse, caso você jogue em um local onde tem um ambiente mais fechado, em que você espere enfrentar mais cópias de um determinado baralho, você pode ir alterando suas opções.

 

O ponto é que eu indico não usar menos de 12 cartas que respondam criaturas ou planinautas dos seus oponentes. Principalmente quando falamos de Standard, é difícil esse tipo de carta não ser o pilar de todos os baralhos.

 

CRIATURAS

 

Por fim, temos as criaturas que não tem interação “direta” com o cemitério, mas que tem um alto poder de impacto na mesa. A ideia aqui é usar cartas que a cada turno que permanecerem em campo, serão capazes de avançar de forma significativa o seu jogo.

 

Magmatic Channeler – claro que você tentará deixar essa criatura 4/4 o mais rápido possível, mas a ideia da carta é fazer o gás do baralho não acabar, normalmente substituindo remoções em excesso ou terrenos, em busca de mágicas de alto impacto.

 

Lembre-se que caso você esteja zicado, ela também pode tentar encontrar um terreno no topo do seu baralho.

 

Gosto muito dessa carta pelo fato de ela “corrigir” a partida, fazendo você jogar fora as cartas que normalmente não são boas contra determinado baralho, em busca do lado certo, até que você possa sidear nos games seguintes. Imagina o prazer de descartar um Heartless Act contra um Dimir Control e encontrar uma Liliana, Waker of the Dead, ou quem sabe jogar fora aquele Kroxa, Titan of Death's Hunger e já interagir com a criatura do seu adversário. São muitos os exemplos de uma recursão importante dela, além é claro, de poder aumentar seu cemitério para um possível retorno do seu titã.

 

Rankle, Mestre das Pecas – as cartas do topo desse deck precisam impactar na mesa e nossa fada cumpre esse papel muito bem. Normalmente acompanhada de criaturas de menor impacto na mesa, pode abusar do édito, lidando com criaturas grandes, atacar a mão do seu adversário ou simplesmente gerar recurso nos momentos de desespero.

 

O fator ímpeto aqui também é bastante relevante. É comum que o baralho deixe o oponente com pouca vida e tente cavar uma forma de finalizar. Aliar o ímpeto com voar, muitas vezes é suficiente para isso.

 

Por mais que a habilidade de perder vida e comprar carta seja a que você vai menos fazer, lembre-se que pode ser aquele 1 de dano que pode faltar para finalizar seu oponente.

 

Terror of the Peaks – assim como a nossa fada, esse dragão tem uma grande capacidade de mudar o rumo do jogo caso fique em campo. Sua interação com Kroxa, Titan of Death's Hunger é suficiente para resolver praticamente qualquer criatura ou planinauta do adversário ou simplesmente levar 1/3 da vida do seu oponente embora.

 

Algumas listas acabam usando mais cópias no lugar da Liliana, Waker of the Dead, mas eu ainda estou convencido que ela pode ter mais impacto na maior parte do tempo. Caso você queira, saiba que esse é o slot direto no baralho.

 

TERRENOS

 

Sobre os terrenos não tem muito o que dizer, hoje as opções para o Rakdos são escassas, então basicamente usamos o que temos, aproveitando da consistência do Temple of Malice e do Fabled Passage, principalmente para encher o cemitério para a Kroxa, Titan of Death's Hunger o mais rápido possível.

 

SIDEBOARD

 

Como eu sei que vocês sempre curtem bastante essa parte, subi um Guia de Side do baralho, sempre com o objetivo de auxiliar a galera que quer jogar de forma mais competitiva.

 

● 4c Adventure 
 

+1 Bloodchief's Thirst, 1 Embereth Shieldbreaker, 1 Shredded Sails, 3 Agonizing Remorse
-2 Rankle, 1 Liliana, 2 Murderous Rider, 1 Terror of the Peaks
 

● 4c Landfall
 

+3 Agonizing Remorse, 1 Ox of Agonas, 3 Skyclave Shade
-1 Shredded Sails, 4 Bonecrusher Giant, 2 Bloodchief's Thirst

 

● Dimir Control 
 

+1 Cling to Dust, 3 Agonizing Remorse, 3 Skyclave Shade, 1 Ox of Agonas, 1 Shredded Sails
-2 Heartless Act, 4 Bonecrusher Giant, 2 Spikefield Hazard, 1 Bloodchief's Thirst

 

● Grixis Control
 

+1 Cling to Dust, 3 Agonizing Remorse, 3 Skyclave Shade, 1 Ox of Agonas, 1 Soul-Guide Lantern, 1 Shredded Sails
-2 Heartless Act, 4 Bonecrusher Giant, 1 Spikefield Hazard, 3 Bloodchief's Thirst

 

● Gruul Aggro
 

+3 Nighthawk Scavenger, 1 Bloodchief's Thirst
-2 Liliana, 2 Rankle

 

● MonoGreen Stompy
 

+3 Nighthawk Scavenger, 1 Bloodchief's Thirst, 1 Embereth Shieldbreaker
-2 Liliana, 2 Rankle, 1 Shredded Sails

 

● MonoRed

 

+3 Nighthawk Scavenger, 1 Bloodchief's Thirst
-2 Liliana, 2 Rankle

 

● Rakdos Midrange

 

+1 Cling to Dust, 1 Soul-Guide Lantern, 3 Agonizing Remorse, 3 Skyclave Shade, 1 Ox of Agonas
-4 Bonecrusher Giant, 1 Shredded Sails, 1 Spikefield Hazard, 3 Bloodchief's Thirst

 

● Rogue Mill

 

+3 Nighthawk Scavenger, 1 Ox of Agonas, 1 Bloodchief's Thirst, 1 Cling to Dust, 1 Shredded Sails
-2 Rankle, 1 Mire Triton, 4 Tymaret Calls the Dead

 

● White Aggro

 

+3 Nighthawk Scavenger, 1 Shredded Sails, 1 Embereth Shieldbreaker, 1 Bloodchief's Thrist
-2 Rankle, 2 Liliana, 2 Murderous Rider

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